Planejamento de Carreira Pessoal – Como Criar?

Planejamento de Carreira Pessoal - Como Criar

Para criar o planejamento de carreira pessoal, você deve determinar seus objetivos profissionais, elaborar uma estratégia e colocar em ação.

Ou seja, você precisa saber exatamente o que te realiza e o que te deixa feliz profissionalmente, e quais são as práticas que deve executar para chegar ao resultado esperado.

Você já se perguntou:

O que eu desejo para a minha carreira?

Quanto mais você se questionar e investir no planejamento da sua carreira, mais conseguirá gerar resultados positivos, que vão proporcionar realização pessoal.

A carreira profissional pode, ou não, sofrer mudanças ao longo da sua trajetória. Por isso, ao criar o seu planejamento de carreira pessoal, você tem a possibilidade de traçar o caminho que deseja percorrer, bem como corrigir a “rota”, caso seja necessário.

Contudo, para isso, é necessário que você entenda o que é planejamento de carreira.

O que é Planejamento de Carreira?

Trata-se de um planejamento do seu objetivo profissional, que permite você organizar como fará para alcançar.

O propósito do planejamento de carreira é descrever o progresso, ou seja, a evolução e/ou transformação que você quer dar à sua carreira.

Seja em relação ao seu crescimento dentro da organização em que trabalha, ou no mercado em geral.

Através do planejamento de carreira, você define melhor seus objetivos, determina metas, prazos e estratégias, que fazem com que alcance o resultado almejado.

Por isso, é importante entender qual a diferença entre planejamento de carreira e plano de carreira.

Diferença entre Planejamento de Carreira e Plano de Carreira

Apesar de muitos profissionais entenderem que plano de carreira é semelhante a planejamento de carreira, na realidade são duas coisas distintas.

O planejamento de carreira está relacionado ao indivíduo, ou seja, aos objetivos e metas, ao crescimento e desenvolvimento profissional, que uma determinada pessoa busca construir para a sua carreira.

No planejamento de carreira pessoal, o que se torna determinante é a capacidade que o profissional tem em identificar sua vocação, definir seu propósito e criar suas metas para alcançar o que deseja profissionalmente.

Bem como, buscar a capacitação e desenvolver competências que possam alavancar a sua carreira.

Já o plano de carreira, está vinculado à trajetória que o profissional percorre dentro de uma organização. Isto é, ao caminho que o profissional vai transitar, de acordo com o que a empresa determina.

Normalmente a empresa possui políticas específicas de cargos e salários, que envolve a promoção do profissional, bem como, critérios para a evolução da carreira, dentro da organização, através de uma visão hierárquica.

O plano de carreira nada mais é do que um projeto estruturado, praticado pela empresa, que define os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para um cargo.

Melhor dizendo, as competências que o funcionário necessita possuir para cada posição que assumir dentro da organização.

Geralmente, a empresa usa a denominação de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), para traçar metas individuais, sejam elas de desenvolvimento de competências, ou de produtividade.

Dito isso, é bom ressaltar que todo o processo realizado pela empresa, para a construção do plano de carreira, deve ser feito em parceria com o funcionário.

Isso porque, o profissional é o responsável pelas ações de realizar o plano, e não deve deixar, única e exclusivamente, na mão da empresa a responsabilidade do seu próprio desenvolvimento.

Qual a importância do Planejamento de Carreira Pessoal?

Como já dissemos, o planejamento de carreira pessoal é um processo pelo qual a pessoa programa a sua carreira, projetando onde deseja chegar profissionalmente.

Isso ocorre a partir da visão que ela passa a ter da sua situação atual, porque busca identificar seus pontos fortes a serem desenvolvidos.

Ou seja, quando você conhece o seu perfil profissional, consegue identificar onde é necessário dedicar esforços, bem como investimento financeiro e de tempo, para se capacitar e se desenvolver.

Por este motivo, é importante entender os benefícios que você passa a ter ao criar o seu planejamento.

Benefícios do Planejamento de Carreira Pessoal

Vida Profissional e Pessoal mais integrada

Sabemos o quanto é importante buscarmos o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, por isso quando uma parte de nós está em desequilíbrio, a outra parte é afetada.

Mesmo considerando que, o nível de inteligência emocional entre as pessoas é diferente, e que uma possa ter um grau mais elevado que a outra, ainda assim haverá desequilíbrio.

Por exemplo, quando você passa por qualquer insatisfação profissional, na maioria das vezes essa insatisfação interfere ou influencia pessoas próximas a você.

Sendo assim, mesmo que você tenha inteligência emocional para lidar com a situação as pessoas que fazem parte do seu convívio, podem não saber lidar.

E, por consequência disso, impactar na sua vida pessoal.

Por esse motivo, ao planejar sua carreira, você tem condições de verificar todas as variáveis que dizem respeito às questões pessoais e profissionais, mantendo assim a integração entre elas.

Autoconhecimento Profissional

Através do planejamento de carreira pessoal, você começa a exercitar o autoconhecimento profissional.

Ou seja, você passa a analisar de forma mais profunda quais são seus pontos fortes e qualidades profissionais. Bem como, quais são os pontos que te deixam vulnerável diante do que deseja profissionalmente.

Portanto, podemos dizer que o autoconhecimento profissional permite que você tenha consciência das competências que precisa desenvolver para alcançar o seu objetivo profissional.

Em outras palavras, você passa a potencializar suas competências predominantes e a alavancar as que estão deficientes, se capacitando para assumir, por exemplo, o cargo que deseja.

Concluímos então, que o autoconhecimento profissional permite que conheça seu perfil e tenha condições de projetar e planejar a sua carreira, de maneira que sua carreira se mantenha sustentável.

Construir Personal Branding – Marca Pessoal

Um dos grandes benefícios que o planejamento de carreira proporciona, é a possibilidade de você construir, de maneira estratégica, sua marca pessoal.

Personal branding está baseado no quanto um profissional consegue deixar o registro de sua marca pessoal, ou seja, o quanto ele entrega valor e é capaz de destacar o seu propósito profissional.

Quando você planeja sua carreira, você insere ações para alcançar as metas profissionais desejadas. Parte dessas ações estão vinculadas a aumentar a sua visibilidade e a evidenciar as competências já desenvolvidas, que fazem parte do seu perfil profissional.

Desenvolvimento de Competências

Para que você alcance seu objetivo profissional, você precisa saber, de fato, o que deseja profissionalmente.

Através do planejamento de carreira, você define claramente seus objetivos e o que precisa fazer, isto é, quais são as ações que te levarão ao sucesso.

Sendo assim, você passa a identificar competências fundamentais, e necessárias, para alcançar esse objetivo.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial – 2021, a preocupação atual é com a requalificação da força de trabalho global. Por isso, eles elencaram 15 habilidades que estarão em destaque no mercado de trabalho, pós pandemia do Covid-19, até 2025.

Competências - Fórum Econômico Mundial

Até aqui você conseguiu entender o que é planejamento de carreira pessoal e quais são os benefícios que pode obter ao criar o seu planejamento.

A partir de agora, você vai saber quais são as etapas fundamentais para começar a construir um planejamento de carreira pessoal.

Como Criar um Planejamento de Carreira Pessoal

O cenário atual constantemente sinaliza , que um profissional de alta performance, não delega, muito menos “delarga”, sua carreira.

É ele quem deve planejar, construir e gerar a evolução da sua carreira.

E, quanto mais você desenvolve o autoconhecimento, mais eleva a sua capacidade de reconhecer suas habilidades e deficiências profissionais.

Sendo assim, podemos dizer que um dos pontos fundamentais de um planejamento de carreira pessoal é o momento em que você identifica e conhece seu estado profissional atual. Bem como, define, estabelece e projeta o seu estado desejado.

A partir da reflexão e do autoconhecimento profissional, você inicia o processo de avaliação sobre, qual é, verdadeiramente, seu objetivo de carreira, quais são seus talentos e pontos de melhorias.

Além disso, você passa a identificar quais são as competências e necessidades atuais, que o mercado está demandando.

Para que você possa criar o seu planejamento de carreira pessoal, você precisa conhecer as 5 etapas fundamentais para a sua construção.

5 Etapas para Elaborar um Planejamento de Carreira

1ª Etapa – Autoconhecimento

O autoconhecimento te permite perceber seus comportamentos e a forma como responde aos acontecimentos externos.

Ter equilíbrio emocional e conhecer seu perfil, já que envolve conhecimentos, habilidades e atitudes pessoais e profissionais.

Sendo assim, através de uma reflexão interna, sobre seu estado atual, você contará com mais clareza para elaborar o planejamento para a sua carreira.

2ª Etapa – Estabeleça Objetivos de Carreira

É fato que todos nós queremos sempre muitas coisas, por isso, esta etapa não é das mais fáceis, porque você terá que fazer escolhas.

Contudo, é importante que você tenha foco.

Você precisa saber, realmente, o que está buscando profissionalmente e estabelecer metas de curto, médio e longo prazo.

Afinal, para obter um bom planejamento de carreira, você precisa ponderar sobre todos os conflitos e adversidades, para tomar decisões mais assertivas.

3ª Etapa – Crie Estratégia

Não adianta você saber qual é o seu objetivo profissional, se não criar uma estratégia para conquistá-lo.

Anteriormente você já identificou suas qualidades e o que precisa melhorar, agora, a partir dessas informações você deverá relacionar tudo o que vai ter que fazer para alcançar sua meta.

Imagine seu objetivo profissional sendo realizado e planeje as diversas ações que terá que executar.

Inclua nesse processo as competências que devem ser desenvolvidas, bem como as que devem ser potencializadas.

4ª Etapa – Alinhamento do Plano de Ação da Carreira

Você vai precisar alinhar seu plano de ação, com os fatores externos a você.

Ou seja, analise se é possível criar uma conexão entre o seu planejamento de carreira e o plano de desenvolvimento individual criado pela empresa em que está atuando.

Contudo, se o que você projetou para a sua carreira é conquistar um novo espaço no mercado de trabalho, você vai precisar saber se o que você planejou está alinhado com os valores e propostas da empresa em que quer trabalhar.

Além disso, você também pode criar um link entre o que planeja para a sua carreira com a possibilidade de empreender.

Neste caso, você deverá equilibrar suas expectativas pessoais e profissionais, voltadas para o empreendimento.

5ª Etapa – Avaliações Periódicas das Estratégias

O planejamento estratégico de uma empresa inclui a checagem de todas as fases.

Uma das ferramenta da administração usada para isso é o PDCA.

  • PLAN – Planejar
  • DO – Fazer
  • CHECK – Verificar
  • ADJUST – Agir/Ajustar

No seu planejamento de carreira não pode ser diferente, você precisa incluir no processo a avaliação periódica.

Com certeza, após fazer uma reflexão sobre si mesmo, definir seu objetivo, criar um plano de ação e começar a executá-lo, será necessário verificar se os resultados desejados estão sendo alcançados.

Portanto, construa indicadores, porque vão facilitar você conhecer melhor se tem, ou não, realizado as ações propostas e cumprido suas metas.

Por isso, se for necessário, reavalie seu objetivo, suas metas e seu plano de ação, pois possibilita você criar ajustes e corrigir a rota.

Podemos concluir então que, para que o seu processo de elaboração e realização do seu planejamento de carreira pessoal obtenha sucesso, ele precisa ser efetivo.

Ou seja, ser capaz de produzir os resultados que você espera para a sua vida profissional e pessoal.

Sendo assim, invista em você. Dedique tempo e atenção para construir seu planejamento de carreira pessoal.

+ SAIBA MAIS SOBRE AS 5 ETAPAS DO PLANEJAMENTO DE CARREIRA

Tenho absoluta certeza de que, ao fazer uma reflexão de quem é, e quem deseja ser profissionalmente, você estará muito mais preparado e entusiasmado para conduzir suas ações em prol de suas metas e objetivos profissionais!

Então, se VOCÊ ainda tem dúvidas, eu vou te ajudar!

Se inscreva no Webseminário Gratuito – Ao Vivo e Online e

Saiba como fazer escolhas profissionais mais assertivas e com propósito.

Movimento

Carreira Turbinada

🔒 Privacidade Garantida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima